Search

I SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO – ESCRITA ACADÊMICA

O Seminário tem por objetivo apresentar práticas e processos dinâmicos da escrita acadêmica, tendo em vista o aprimoramento desta especificidade para estudantes da UniLogos. O evento contará com doutores e pós-doutores com formação e pesquisas em Educação, Letras, Comunicação, Administração, Tecnologias e Ciências, considerando, sobretudo, a necessária perspectiva interdisciplinar para os estudos e aplicabilidades da linguagem científica.

Além disso, os diálogos contam com comunicações síncronas e interativas, ou seja, que ocorrem ao vivo e a sua participação on-line é muito importante para que possa compreender mais sobre o assunto em cada noite do seminário e, com isso, ter um aprofundamento nas estratégias discursivas no momento da sua produção acadêmica (artigo/dissertação/tese).

O sistema educacional, Nacional e Internacional, considera a escrita acadêmica um elemento fundamental para a consolidação do espaço para o pesquisador atual. Desejamos apresentar, assim, aos discentes, elementos necessários para o êxito da construção da linguagem científica.

Público-alvo: Pós-graduandos da UniLogos de todos os Programas de Pós-graduação, Convidados externos (vagas limitadas) e Discentes das Faculdades/Universidades parceiras.

Organização: Reitoria da UniLogos e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UniLogos)

INFORMAÇÕES / PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

DATAS/HORÁRIO                                                                                                   DOCENTES                                                                                                                                                                             TEMAS ABORDADOS

OUT.   20/1019h   2h30

DIA I

– Abertura –

Prof. Dr. Gabriel Lopes Profa. Dra. Caroline Petian Profa. Dra. Patrícia Romagnani   Atividade dirigida: elaboração de uma resenha sobre um livro digital selecionada pelos docentes.  

* A organização acadêmica dos Programas de Pós-graduação nos EUA e suas acreditações. * Como pesquisar com a apropriação das tecnologias digitais e imersivas? * A elaboração do gênero resenha e a construção da reflexão, crítica e elementos argumentativos nas dissertações e teses.  
NOV.   09/1119h   2h30

DIA II

Profa. Dra. Ana Maria M. Palagi Profa. Dra. Nuria Pons V. Camas   Atividade dirigida: elaboração de parágrafos, utilizando alguns dos gêneros textuais digitais sobre uma temática selecionada pelas docentes.  

* A textualização da dissertação/tese e a construção adequada dos parágrafos com coesão e coerência; * Gêneros textuais acadêmicos; * A relevância da revisão de Língua Portuguesa nos trabalhos finais.    
NOV.     24/1119h   2h30

DIA III

Profa. Dra. Cláudia Hardagh Profa. Dra. Gisele Adriana M. Pereira Profa. Dra. Marilene Garcia   Atividade dirigida: elaboração do problema de pesquisa, objetivos uma prévia de justificativa.  

* A elaboração escrita científica do resumo, problema de pesquisa e demais elementos da pesquisa científica, tais como: objetivos e justificativa, com foco em projetos, dissertações e teses.    
DEZ.   01/1219h   2h30

DIA IV

Profa. Dra. Aline Carissimi Profa. Dra. Kátia Gonzaga Profa. Dra. Rosane Teixeira   Atividade dirigida: elaboração de um texto com citações diretas, indiretas e a contextualização da reflexão, após as citações, por parte dos(as) pós-graduandos(as).

* A seleção das citações e a elaboração das paráfrases; *A escrita reflexiva sobre o pensamento dos(as) autores(as), referenciando-os(as) corretamente; * Dimensões importantes para a escrita acadêmica no que se referem às citações e demais textualidades de acordo com a ABNT.      
DEZ.   14/1219h   2h30

DIA V

– Encerramento –

Profa. Dra. Adriana Luz Profa. Dr. Eduardo Fofonca Profa. Dra. Nara B. Pasinato   Atividade dirigida: artigo selecionado pelos(as) docentes, a fim de apresentar as partes e suas especificidades na construção deste gênero.  

* O modelo de dissertação e tese da UniLogos; * A elaboração de artigos científicos; * As questões de plágio, autoplágio e a indicação de aplicativos de verificação de plágio.  

Horário: 19h às 21h30

Local: Sala de Aulas UniLogos (link enviados via e-mail após confirmação da inscrição)
Endereço Eletrônico: www.unilogos.edu.eu
E-mail: escrita@unilogos.education 

COMISSÃO ORGANIZADORA

PROFESSORES DO EVENTO

  • Profa. Dra. Adriana Luz
  • Profa. Dra. Aline Carissimi
  • Profa. Dra. Ana Maria M. Palagi
  • Profa. Dra. Caroline Petian
  • Profa. Dra. Cláudia Hardagh
  • Prof. Dr. Eduardo Fofonca
  • Prof. Dr. Gabriel Lopes
  • Profa. Dra. Gisele Adriana M. Pereira
  • Profa. Dra. Kátia Gonzaga
  • Profa. Dra. Marilene Garcia
  • Profa. Dra. Nara B. Pasinato
  • Profa. Dra. Nuria Pons V. Camas
  • Profa. Dra. Patrícia Romagnani
  • Profa. Dra. Rosane Teixeira

Público Alvo: Pós Graduandos da UniLogos
*Temos vagas Limitadas para Público externo!

  • Estudantes das Faculdades/Universidades Parceiras
  • Convidados do PPGE

Em caso de dúvidas escreva para: escrita@unilogos.education

LINKS DO EVENTO

Os links de acesso a Sala de Aulas on line serão enviados para o
e-mail do inscrito com o conjunto de normas para sua participação

INSTRUÇÕES SOBRE O CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

O participante devidamente inscrito terá direito ao certificado de participação de forma gratuita

Para solicitar o Certificado de Participação o candidato deverá se inscrever através do link “Inscreva-se aqui!” no tópico acima. Ao termino do evento, aquele que tiver presença em todos os dias, poderá solicitar seu certificado via e-mail: escrita@unilogos.education.

NOTA: O Certificado de participação esta relacionado com a participação de todo o evento, as inscrições solicitadas após o inicio do evento são indeferidas para fins de certificação. A confirmação da Inscrição é enviada por e-mail 2 dias antes do início do evento, verifique sua caixa de entrada e o spam, caso não tenha recebido o e-mail escreva para: escrita@unilogos.education 

VINCULE SEU CERTIFICADO NO LINKEDIN 

Além de participar de um evento gratuito, você ainda pode vincular o certificado do Seminário ao seu LinkedIn. Isso amplia sua qualificação e sua visibilidade profissional na rede LinkedIn. A Logos University International, UniLogos é reconhecida como “Universidade” pelo LinkedIn e isso permite a indexação do certificado do participante com a Universidade.

LinkedIn UniLogos: https://www.linkedin.com/school/unilogosuniversity

Veja no vídeo abaixo como proceder

aCESSE OS VÍDEOS DO EVENTO

Apoio, Parceiros, Filiação, Acreditação & Colaboradores